Combate a dengue e outras doenças em Muriaé

Foto SES/MG

O trabalho preventivo feito pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) em Muriaé foi concluído com 4.003 vistorias em residências, comércios, terrenos baldios e outros locais que poderiam ter focos de Aedes aegypti. As ações de prevenção foram intensificadas entre os dias 28/02 e 10/03. Além de eliminar criadouros da espécie transmissora de dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela, o objetivo da Força Estadual da SES foi mobilizar a comunidade para a continuação do trabalho.  

Ao todo, 20 agentes de endemias se uniram à equipe da Secretaria de Saúde de Muriaé nas vistorias. Os moradores e comerciantes foram abordados, orientados e convidados a participar do trabalho constante de combate à proliferação do mosquito. Foi aplicado larvicida e foram removidos 1.378 sacos de materiais que poderiam armazenar água e servir de criadouro. Também foram eliminados 307 focos de Aedes aegypti.

Um detalhe que chamou a atenção dos agentes de endemias foi que nenhum morador recusou a visita das equipes. Isso mostra que a população de Muriaé está atenta às notícias sobre as arboviroses e tem consciência da importância de colaborar com o trabalho preventivo. A Força Estadual atua em seis eixos: controle vetorial, assistência à saúde, vigilância epidemiológica, assistência farmacêutica, comunicação e mobilização. A atuação da SES envolveu reunião com Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do município; visitas técnicas em unidades de saúde dos bairros, UPA e Hospital de referência; além do serviço de campo e a entrega de diagnósticos situacionais.

 

Durante a atuação da Força Estadual foram realizadas diversas ações direcionadas a sensibilizar a população sobre a importância de combater o mosquito e a necessidade de uma atuação conjunta. Abaixo, Hélcio Carlos Gonçalves Cruz, referência técnica em Endemias da GRS Ubá, faz um balanço do trabalho feito.

Entrevista – SES/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *