Minas em alerta para o período de doenças respiratórias

Foto Fábio Marcchetto/ SES

Quando o outono e o inverno se aproximam, as autoridades de saúde já ficam em alerta. Essas estações são marcadas por climas mais frios e o período sazonal das doenças respiratórias. Em Minas Gerais, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) já adotou uma série de medidas para preparar a rede assistencial do estado.  Entre as medidas, está o aumento no investimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em todas as regiões. Em Minas, 67 UPAs têm funcionamento 24 horas e recebem incentivo financeiro do estado. A gestão dessas unidades prevê financiamento compartilhado com recursos dos governos federal, estaduais e municipais.

Além de preparar a infraestrutura para o aumento no número de atendimentos, o Governo de Minas alerta para a necessidade de manter os cartões de vacinação em dia. Em especial as doses contra Covid-19. As coberturas vacinais registradas no público infantil ainda estão abaixo do esperado. Segundo o vacinômetro pediátrico da SES-MG, em 11/3/2023, para a primeira dose (D1), a cobertura estava em 51,24% e, para a segunda dose (D2), está em 37,47%.

As autoridades de saúde alertam ainda que as crianças são um dos grupos mais afetados por doenças respiratórias. Os números do Sistema de Informações Hospitalares dos SUS apontam que, somente em 2022, 13.319 bebês de até 1 ano e 19.793 crianças de 1 a 4 anos foram internadas no estado devido a doenças do aparelho respiratório. Abaixo, o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destaca os cuidados necessários, fala dos investimentos e chama a população para atualizar as vacinas necessárias.

Vídeo SES/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *