Procon-JF divulga lista de reclamações de consumidores
As operadoras de telefonia lideram o ranking de reclamações no relatório divulgado pelo Procon-JF. O levantamento feito, em cumprimento às normas vigentes, apontou o ranking das dez empresas que geraram maior número de reclamações via Secretaria Nacional do Consumidor do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), considerando o período entre julho e novembro de 2022, e via Pró-Consumidor, considerando o período entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023.
Nos dois levantamentos gerais, a “Oi S.A.” lidera a pesquisa, seguida de outra empresa do ramo das telecomunicações, a “Tim S.A.”. As principais causas de insatisfação apontadas pelos consumidores em relação às duas empresas foram cobrança indevida e cancelamento (Oi S.A.) e cobrança indevida, qualidade do serviço prestado e planos e tarifas (Tim S.A.).
Além da lista geral, a nova pesquisa conta com rankings nos seguintes ramos: telecomunicações, saúde, produtos de telecomunicações, comércio, bancos e alimentos. Confira este anexo para ter acesso aos registros on-line, contabilizados através dos sites consumidor.gov.br e Reclame Aqui.