Cães da PM ajudam no desenvolvimento de alunos da APAE
Jade, uma Golden Retriever da Polícia Militar é dócil e carinhosa. Ela é parte importante do projeto de Cinoterapia, desenvolvido em parceria pelo Grupamento de
Policiamento com Cães da 301ª Cia Tático Móvel e pela APAE de Barbacena. O objetivo do uso de cães em algumas atividades é incentivar e motivar os alunos a participarem de ações que desenvolvem as capacidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais.
O convênio do Projeto de Cinoterapia foi renovado nessa terça-feira, 30 de março, num evento que contou com demonstrações da Jade e dos alunos da APAE.A parceria é mantida desde 2017 e foi renovada por mais cinco anos. As atividades são desenvolvidas por militares com experiência e formação em cinoterapia, sendo elaboradas e acompanhadas por uma equipe multidisciplinar da própria APAE, que conhece as particularidades de cada criança, possibilitando um trabalho técnico e individualizado.
A Cinoterapia está alinhada com as diretrizes de policiamento comunitário e estreita os laços com a comunidade, além de proporcionar benefícios importantes para as crianças assistidas e as famílias. Nas aulas, as crianças e os adolescentes acompanham a Jade em percursos com obstáculos e, ao seguir a cadela policial, eles superam medos e se abrem aos exercícios sem estresse com mais motivação.