Investimento estrangeiro no Campo das Vertentes
O município de Coronel Xavier Chaves, no Campo das Vertentes, vai receber um investimento de R$ 573 milhões na construção de uma unidade produtora de aço verde. O anúncio foi feito durante a visita do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a Woburn, cidade a cerca de 20 quilômetros de Boston, nos Estados Unidos. O investimento vai ser feito pela empresa Boston Metal.
Segundo o Governo de MInas, na planta industrial será utilizada uma tecnologia inovadora para aproveitar os rejeitos de minério para extrair metais e ligas em geral. A empresa vai abrir mão do uso de carvão ou combustíveis fósseis e utilizará um processo chamado eletrólise de óxido fundido (MOE), que utiliza eletricidade. A assinatura do protocolo de intenções foi o primeiro compromisso do governador Romeu Zema, que está em missão internacional no país acompanhado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, pelo chefe da Casa Civil, Marcelo Aro, e pelo diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.
De acordo com o CEO e chairman da Boston Metal, Tadeu Carneiro, Minas será o primeiro local, no mundo, a receber essa unidade produtiva. A empresa prevê, segundo Carneiro, a criação de mil empregos diretos e indiretos até o ano de 2026. Durante o anúncio, o governador destacou que o investimento poderá levar ao estado resultados revolucionários, já que, no processo produtivo para produzir aço ou ligas a partir do rejeito do minério de ferro, é utilizada energia elétrica, fonte de energia limpa sem a emissão de gases que causam o efeito estufa.
O projeto já está em implementação no município de Coronel Xavier Chaves, próximo a São João del-Rei, com previsão de inauguração no segundo semestre deste ano e início da produção já em 2024, em pequena escala, aumentando o volume produzido com o passar dos anos.