Ouriço cacheiro invade casa e é capturado em São João del Rei
O Corpo de Bombeiros foi chamado na tarde dessa quarta-feira, 10/05, para atender a uma ocorrência de captura de animal silvestre, no bairro Cohab, em São João Del Rei, no Campo das Vertentes. No local, a equipe encontrou um ouriço cacheiro dentro de uma residência, embaixo de uma caixa d’água, entre o telhado e a laje da residência.
Com auxílio de equipamentos específicos, os militares conseguiram capturar o animal sem ferimentos. O ouriço foi solto em uma área de mata preservada, no seu habitat natural, afastado da área urbana.
O Sargento Soares, chefe da equipe que atendeu a ocorrência, explicou que “ao contrário do que muitas pessoas acreditam, nenhuma espécie de ouriço tem a capacidade de lançar espinhos para se defender. O que este animal faz quando sente-se ameaçado, é apenas eriçar seus espinhos e curvar o corpo de forma a tentar proteger a cabeça e membros. Estes espinhos soltam facilmente, e caso algum predador pegue o ouriço, ficará com as patas ou boca espetadas e com espinhos”. É o que acontece com frequência com cães que se deparam com ouriços e tentam morder o animal silvestre.
Ainda segundo o Sargento, quem encontrar este animal deve isolar o local, evitando a presença de animais de estimação por perto e acionar o Corpo de Bombeiros. “Jamais tente capturá-lo por conta própria ou maltratá-lo”, conclui o militar.