Festa da Fogueira é uma tradição preservada em Matias Barbosa
No #tbt de hoje, escolhemos lembrar de um evento que mistura religiosidade e cultura. É a Festa da Fogueira, realizada na Comunidade do Jardim do Mina, em Matias Barbosa, na Zona da Mata Mineira. Uma tradição que é passada de uma geração a outra e preservada com carinho.
Vicente Albertino se mudou, quando criança, de Pequeri para Matias Barbosa. Lá, ele e a família conheceram uma festa que era realizada numa fazenda. Ele se apaixonou pela tradição da festa da fogueira de São João. Ela relembra o nascimento de João Batista, primo de Jesus Cristo. Conta a Bíblia que as primas Maria e Isabel fizeram um trato: para anunciar o nascimento do filho, Isabel pediria para acenderem uma fogueira logo depois do parto. Assim, Maria veria o clarão das chamas e saberia da boa nova. Assim, foi feito!
Entre os cristãos, se tornou um hábito acender fogueiras na véspera do Dia de São João. Uma forma de demonstrar fé. Isabel já era idosa, quando o que parecia impossível aconteceu: ela engravidou. Foi considerado um milagre na época e uma recompensa pela fé dela em Deus. Por isso, o ato de passar sobre as brasas à meia-noite do dia 24 de junho, dia do santo, simboliza o reforço da fé.
Todo ano, Vicente mobiliza vizinhos e a comunidade de Matias Barbosa e da região. Durante a noite do dia 23 de junho, há quadrilhas, música e muita diversão. Comidas típicas são distribuídas de graça, no esquema de compartilhamento. Quem vai, leva alimentos e bebidas para repartir. E, à meia-noite, é feita uma oração. Em seguida, quem deseja passar pela fogueira tira os sapatos e se prepara. Tem que ser à meia-noite em ponto! Abaixo, imagens da festa deste ano.
Durante a pandemia, a festa ficou suspensa. Em 2020, a TVJF publicou uma matéria sobre o evento, com imagens de arquivo e uma entrevista do Vicente. Segue o material abaixo.