Minas Láctea 2023 começa nesta semana em Juiz de Fora
O evento é referência no setor de leite e derivados na América Latina e conta com exposições, concursos, minicursos e palestras. O Minas Láctea 2023 vai ser realizado entre os dias 18 e 20 de julho em Juiz de Fora. A organização é da EPAMIG e do Instituto de Laticínios Cândido Tostes.
Neste ano, o tema escolhido é “Inovação e Gourmet”. A programação conta com o 36º Congresso Nacional de Laticínios, a 42ª Semana do Laticinista, o 46º Concurso Nacional de Produtos Lácteos e a 47ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac).
Entre as novidades do Minas Láctea 2023 está a inclusão de harmonizações guiadas de produtos lácteos com demais alimentos, como vinhos, azeites brasileiros, cafés especiais e cervejas artesanais, nas programações e atividades que compõem o evento.
A edição de 2023 não contará com a Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), que é um evento bienal. O formato escolhido é mais compacto.
A “Tenda de Inovação” vai apresentar discussões sobre indústria, formação de profissionais, casos de sucesso e ações em parceria com o Sistema Inovalácteos, com o Centro Regional de Inovações e Transferência de Tecnologias (CRITT) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e com o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado de Minas Gerais (Silemg).
A programação científica do Minas Láctea 2023 inclui o Congresso Nacional de Laticínios e a Semana do Laticinista, com palestras, apresentação de trabalhos, sessões de pôsteres e minicursos.
O tema do 36º Congresso é “Como a indústria de laticínios pode se preparar para o futuro?”. Outra novidade é que um dia da programação vai ser dedicado aos queijos artesanais, que estão em alta em Minas Gerais e em concursos no exterior.
A 42ª Semana do Laticinista mantém o estilo de programação das edições anteriores, com 12 minicursos de curta duração (4 horas), conduzidos por empresas e profissionais de destaque no setor de lácteos. Todas as atividades são presenciais e estão agendadas para a parte da manhã, entre 8h e 12h, na Epamig ILCT. Os interessados podem se inscrever apenas para as palestras, ou para até três cursos, desde que sejam em dias diferentes. As inscrições para os minicursos incluem, automaticamente, passe livre para as palestras.
A 47ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) vai reunir empresas do setor para a apresentação de produtos e inovações para o mercado. A feira também contará com duas salas para a realização de palestras e harmonizações, envolvendo diferentes tipos de queijos, sorvetes e outros lácteos, como leite de cabra e de ovelha, além de vinhos, cafés, cachaças, cervejas artesanais e azeites. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, poderão ser feitas no local durante o evento.
A premiação do 46º Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL) vai ser feita no dia 20/7, às 19h, na Expolac. A competição é tradicional e um dos destaques da Minas Láctea. Ela vai ser dividida em 12 categorias. Em torno de 30 juízes, especializados e treinados, ficarão responsáveis pelas avaliações de oito atributos sensoriais, em produtos inscritos por marcas da indústria laticinista: aspecto global, cor, textura, peso, odor, aroma, consistência e sabor.
Além da premiação com troféu para os primeiros colocados, também vão ser premiados segundos e terceiros colocados em cada categoria. Além disso, a Epamig ILCT também oferecerá retorno para as indústrias participantes, com detalhes técnicos sobre a colocação final de cada um dos produtos inscritos.
Programação Minas Láctea 2023
36º Congresso Nacional de Laticínios
– 18/07, 8h: Abertura solene 36º CNL e 42ª SL; 8h às 12h: palestras, apresentações de trabalhos e sessões de pôsteres
– 19/07, 8h: Prêmio Fermentech Comunicado Técnico 1 e 2; 8h às 12h: palestras, apresentações de trabalhos e sessões de pôsteres
– 20/07, 8h: Espaço Inovação; 8h às 12h: palestras, apresentações de trabalhos e sessões de pôsteres
– 18/07, 8h às 12h: Minicursos
– 19/07, 8h às 12h: Minicursos
– 20/07, 8h às 12h: Minicursos
– 18/07, 15h às 21h: exposição de produtos lácteos, palestras, degustações comentadas e harmonizações (queijos e vinhos)
– 19/07, 15h às 21h: exposição de produtos lácteos, palestras, degustações comentadas e harmonizações (queijos , vinhos, cafés especiais e cachaças)
– 20/07, 15h às 21h: visita guiada à EPAMIG ILCT, Final do 2º DeLEITE Mineiro, exposição de produtos lácteos, palestras, degustações comentadas, harmonizações (queijos e cervejas artesanais) e Premiação do 46º CNPL
46ª Concurso Nacional de Produtos Lácteos
– 18/07, a partir das 13h30: avaliações dos produtos inscritos
– 19/07, a partir das 13h30: avaliações dos produtos inscritos
– 18/07, 14h: Painel Inovação e Empreendedorismo – O profissional do futuro do setor de laticínio; 16h: Painel Sistema InovaLácteos e a trajetória das startups
– 19/07, 10h: Reunião de mercado do SILEMG; 14h: Apresentação das empresas ganhadoras do 1º prêmio de Inovação Tecnológica; 15h: Oficina do CRITT/UFJF sobre Ideação e participação do Sistema InovaLácteos
Minas Láctea 2023 – 18 a 20 de julho. Cursos e palestras (8h às 12h) / Feira, exposição, inovação e harmonizações (14h às 21h). Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG ILCT), Rua Tenente Luiz de Freitas, 116 – Santa Terezinha, Juiz de Fora.
Para mais detalhes sobre a programação, inscrições para os eventos e outras informações sobre o Minas Láctea 2023, acesse o site oficial em: www.minaslactea.com.br . Abaixo, o professor e pesquisador da Epamig, Nelson Tenchini, fala mais sobre os destaques do evento.