Incêndio atinge prédio histórico na Praça da Estação
Um cena chamou a atenção de quem trabalha ou apenas passava pela Praça da Estação, no centro de Juiz de Fora. O local guarda o maior conjunto arquitetônico histórico do município. O destaque é o prédio tombado da Estação Ferroviária. Ele é um marco do desenvolvimento econômico e um dos principais cartões postais da cidade, com a torre do relógio se destacando à distância.
Na tarde dessa segunda-feira, 31/07, uma mulher em situação de rua foi flagrada colocando fogo num amontoado de material reciclável que ela acumulou numa quina do prédio. Num vídeo compartilhado em redes sociais, ela aparece incendiando o parece ser um monte de papel. O fogo foge ao controle. A mulher ainda tenta apagar. Mas, desiste e simplesmente vai embora, virando as costas para o problema grave que causou.
No momento, a Praça da Estação estava movimentada. Na calçada onde houve o incêndio, há um ponto de ônibus e uma travessia de pedestres pela linha férrea. Além do risco para quem passava, o fogo também ameaçava o Patrimônio Histórico.
Com tanto material inflamável, as chamas aumentaram e se espalharam rápido. Um homem tentou controlar a situação usando dois extintores de incêndio. Mas, o conteúdo dos equipamentos acabou rápido e o fogo continuou se espalhando.
As janelas de madeira do prédio se incendiaram. Do lado de dentro, funciona a Associação de Belas Artes Antônio Parreiras, que oferece aulas de pintura e outras atividades à população. O calor e o fogo queimaram uma estante com materiais usados pelos alunos. A fumaça ficou presa no interior do prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e os militares do Corpo de Bombeiros precisaram fazer uma ventilação forçada, para liberar os gases da combustão.
Por ser um prédio tombado, uma vistoria rigorosa vai ser feita pela Defesa Civil no local, para calcular os prejuízos materiais e os danos estruturais. Abaixo, as imagens que mostram a mulher colocando fogo e deixando o local.