Operação Niffler – Polícia Civil recupera joias furtadas em Muriaé
A Polícia Civil de Minas Gerais cumpriu dois mandados de busca e apreensão num loja em Muriaé, nessa segunda-feira, 28/08. A investigação da Agência de Inteligência e da Delegacia de Furtos apontou que o estabelecimento comercial no centro da cidade comercializava joias furtadas.
Os policiais recuperaram, durante a operação, joias que haviam sido furtadas no dia 09/08. Elas estavam dentro do carro, que estava longe do comércio e parado na Rua Itamuri. Também foram apreendidos dentro da loja outros objetos de valor que não possuíam lastro formal e que a procedência vai ser investigada.
O estabelecimento se tornou alvo da PCMG por comprar joias a preço abaixo dos valores padrões de mercado, gerando enriquecimento ilícito, além de atuar como uma mola propulsora a crimes de furtos.
O delegado responsável pela investigação, Glaydson de Souza Ferreira, contou à equipe do site Interligado Muriaé que “a investigação tem por objetivo atuar na receptação destas joias, porque o que move o furto é a certeza de que o agente ira revender o objeto furtado e se enriquecer indevidamente as custas do patrimônio alheio”. O delegado informou ainda que “o investigado foi preso em flagrante delito pelo crime de receptação qualificada, que é quando alguém na atividade comercial mantém em seu depósito coisa que deve saber ser produto de crime, ele será colocado a disposição da justiça após a lavratura do procedimento devido”.
O nome da operação faz alusão ao animal NIFFLER que atua no filme de Harry Potter. No filme, ele é atraído por coisas brilhantes e “esconde” tudo o que rouba em uma bolsa mágica na sua barriga. O bichinho acaba furtando anéis, barras de ouro e até uma joalheria. Abaixo, o delegado Glaydson de Souza Ferreira tem mais informações. Imagens e entrevista do Interligado Muriaé.