Obras em pontes da Zona da Mata têm processo de licitação iniciado
As obras da travessia sobre o rio São Domingos, na MGC-265, entre o entroncamento de Mercês e a cidade de Rio Pomba e da fundação da ponte sobre o Rio Pomba, na rodovia MG-133, entre Rio Pomba e Tabuleiro estão orçadas em R$ 3.009.587,59. O edital 083/2023, publicado na quarta-feira, 13/09, prevê a escolha da empresa que irá realizar as duas obras. A abertura das propostas está agendada para o dia 03/10, às 14h, na sede do DER-MG, em Belo Horizonte.
O DER, Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais iniciou o processo de licitação das obras na Zona da Mata. A ponte sobre o ribeirão São Domingos terá cerca de 43 metros de comprimento por 10 metros de largura e substituirá a antiga estrutura, que está comprometida desde 2020.
Hoje, a passagem de veículos é feita por desvio próximo ao local e rotas alternativas. O segmento entre Mercês e Rio Pomba, onde está localizada a ponte, é importante conexão entre a BR-040 (Barbacena) e a BR-116 (Leopoldina) e ao Aeroporto Regional da Zona da Mata.
A ponte sobre o Rio Pomba, que vai passar por reforço na fundação, tem 98 metros de comprimento por 10 de largura e favorece o acesso para municípios de referências na região como Juiz de Fora, Viçosa e Ubá, que abriga o primeiro polo moveleiro de Minas Gerais e o terceiro do Brasil.