Carnaval 2024: Passarela do Samba volta ao Mariano Procópio
A montagem da Passarela do Samba de Juiz de Fora começou a ser feita nessa quarta-feira, 24/01, na Avenida Brasil, no trecho entre as pontes de Santa Terezinha e do Manoel Honório, ao lado do muro do Museu Mariano Procópio.
Num vídeo divulgada pela Prefeitura de Juiz de Fora, a diretora-geral da Funalfa, Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, Giane Elisa Sales de Almeida, explica que foi feita uma adequação no projeto, para que os desfiles do Carnaval 2024 voltassem ao local. “Fizemos mudanças fundamentais para evitar riscos, como o afundamento do leito do Rio Paraibuna, devido ao peso da estrutura, e a proximidade com fios de média tensão. Mexemos na largura e na altura dos diversos setores da Passarela.”, apontou Gianne.
A preocupação das autoridades municipais é garantir segurança tanto para os foliões que vão desfilar, quanto ao público em geral. O novo projeto tem acompanhamento do Corpo de Bombeiros. Os trabalhos são realizados pela Feat Produções, selecionada em edital para produzir o Carnaval 2024 na cidade, sob coordenação da Funalfa, e com participação de diversas secretarias da Prefeitura. A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) vai informar eventuais alterações de trânsito, como fechamento de pistas e desvios, quando necessário.
A previsão da Feat Produções é de que a Passarela do Samba seja concluída até o dia 3 de fevereiro, quando será liberada para inspeção dos Bombeiros. A pista de desfiles terá oito metros de largura e 300 metros de comprimento. A concentração será no cruzamento com a Rua Feliciano Pena, ficando a dispersão na altura do Clube Dom Pedro. A estrutura terá setores de camarotes, mesas e arquibancadas, além de posto médico, posto policial, tablado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e serviço de bar. Todos os setores serão cobertos, e a capacidade total da estrutura será de aproximadamente 2.800 pessoas por noite.
Na agenda de carnaval de 2024, os Desfiles Oficiais das Escolas de Samba estão marcados para os dias 10 e 11 de fevereiro. A contagem dos votos vai ser feita no dia 12. Assim que o resultado for divulgado, sete escolas de samba retornarão para o Desfile das Campeãs, no dia 13, terça-feira.