Abatedouro clandestino é fechado em São João del Rei

Foto PMMG

Uma denúncia sobre o abate clandestino de bovinos numa fazendo em São João del Rei foi feita e a Polícia Militar de Meio Ambiente foi conferir as informações. Durante a fiscalização, os militares encontraram um galpão que estava sendo usado para o abate de animais, inclusive com um boi que tinha acabado de ser abatido e estava sendo esfolado e partes de outro animal. No mesmo local, ocorria a ordenha das vacas da fazenda.

Foto PMMG

Os pms registraram no boletim de ocorrência que quando chegaram perceberam a cabeça, as patas e as vísceras de outro boi no mesmo galpão, que pareciam ter sido removidas havia pouco tempo. Eles apreenderam os equipamentos usados no abate e na limpeza dos animais. Uma talha era usada para elevar o bovino abatido para ser feita a desossa. Também havia no local um serra sabre, cinco facas do tipo usado por açougueiros e uma marreta com sinais de sangue e de uso no abate.

Foto PMMG

Numa câmara fria, dentro de um laticínio na mesma fazenda, os policiais encontraram cortes de carne in natura, junto com queijos e outros derivados do leite prontos para a venda. Foi acionado o IMA, Instituto Mineiro de Agropecuária, órgão competente para fiscalização de produtos de origem animal. Os fiscais constataram o abate clandestino e que o empreendimento estava irregular, não respeitando o regulamento de Inspeção e Fiscalização Sanitária dos Produtos de Origem Animal.

Foto PMMG

Também foi comprovado pelo IMA que os produtos fabricados no laticínio eram impróprios para o consumo humano, além de não haver licença ambiental para a produção e os rótulos usados nas embalagens estarem fora das normas previstas. Todo o material foi apreendido e ficou sob a responsabilidade do IMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *