Abordagem Social faz atendimento gratuito no centro de Juiz de Fora
Nesta sexta-feira vai ser realizado na Praça da Estação, no centro de Juiz de Fora, um atendimento gratuito, com uma ação socioeducativa pelo Serviço Especializado de Abordagem Social. A partir das 15h, será montada uma tenda, onde vão ser passadas orientações aos usuários. Também vai ser feito encaminhamento para certidão de nascimento e carteira de identidade. O objetivo também é informar a população em situação de rua sobre cadastro e recadastro do CadÚnico. Além disso, vão ser feitos encaminhamentos para 1ª e 2ª vias de documentos civis de pessoas nessa situação.
A equipe da Abordagem Social vai ficar responsável pelas atividades, com o apoio de técnicos do Centro Pop. A ação contará ainda com a presença dos Educadores Sociais e equipe técnica do Seas, Serviço Especializado em Abordagem Social, que realizam atendimento diário no espaço da rua.
A equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social atua no suporte a pessoas em situação de rua, oferecendo encaminhamentos às Casas de Passagem para pernoites e ao Centro POP, que realiza atividades durante o dia para o convívio em grupo, social, alimentação, higiene pessoal, atendimentos técnicos visando a superação da condição de rua.
O Serviço de Abordagem Social funciona todos os dias da semana, de 7h às 00h, pode ser acionado pelos telefones 3690-7770 ou 99807-0719. O Centro Pop ganhou nova sede, na Avenida Brasil, 265, no bairro Costa Carvalho, e funciona das 7h30 às 18h. Presta atendimento especializado à população em situação de rua com a oferta de programas, projetos e serviços socioassistenciais. Toda pessoa em situação de rua pode buscar pelo atendimento no Centro Pop.
São oferecidos serviços de acolhida e escuta qualificada através de uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais e psicólogos. O Centro Pop oferece também orientação para acesso à documentação pessoal; cuidados de higiene, vestuário e alimentação; encaminhamento para serviços destinados ao atendimento da população em situação de rua; identificação para encaminhamento para programas de transferência de renda; promoção de acesso à rede de qualificação e requalificação profissional com vistas à inclusão produtiva.