Acidente entre ônibus e trem em JF

O acidente foi por volta de 21h30minutos desse domingo, 28/07, numa passagem de nível no bairro Retiro, região Sudeste de Juiz de Fora. O motorista de 69 anos, contou à Polícia Militar que voltava de uma viagem de excursão a Guarapari, no litoral do Espírito Santo, quando o ônibus apresentou problemas mecânicos e desligou em cima da linha férrea.

Foto CBMMG

Reginaldo Alves do Nascimento, responsável pela empresa de turismo, contou que havia 48 passageiros na viagem mais o motorista. A maioria já tinha desembarcado em diferentes locais do bairro e só restavam seis passageiros e o motorista. Ao perceber que o veículo não ligava, o condutor avisou aos que restavam no ônibus para saírem o mais rápido possível. O idoso ainda tentou alertar o maquinista ao ouvir o sinal sonoro indicar a aproximação do trem, mas não conseguiu impedir o acidente.

Quem estava no local registrou imagens do momento em que a composição atingiu o coletivo, que foi arrastado e ficou destruído. A violência da batida espalhou pedaços do veículo por vários trechos da linha férrea. Uma guarita e parte da passarela para pedestres foram atingidos.

Miryã estava em casa, bem em frente à passagem de nível, quando ouviu gritos e correu para a janela. A atleta pegou o celular e registrou também o momento do impacto. Ela diz que se desesperou ao ver a cena e imaginou que poderia haver mortos e feridos. A jovem só se acalmou quando descobriu que os passageiros e o motorista tinham saído a tempo e que os estilhaços não tinham ferido ninguém.

Na manhã desta segunda-feira, equipes da MRS Logística trabalharam no local, removendo os destroços do ônibus, da guarita e da passarela. Segue a nota da empresa na íntegra:

A MRS lamenta a ocorrência envolvendo um ônibus e um trem na Passagem em Nível do Bairro Retiro, localizada no KM 265, em Juiz de Fora (MG) no dia 28 de julho. 
A empresa ressalta que o maquinista cumpriu todos os procedimentos de segurança (velocidade compatível com o trecho, luzes de sinalização e acionamento de buzina e sino), quando avistou um veículo transpondo a passagem em nível, contrariando o que está no artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê que o motorista deve parar o veículo antes de transpor a ferrovia. Vale destacar que o local é dotado de placas de sinalização. 
A MRS aproveita para ratificar que as passagens em nível da empresa e as sinalizações seguem as normas vigentes e ressalta a importância de a população tomar sempre os cuidados preventivos para atravessar a linha férrea de forma segura, seja à pé ou com um veículo. 
Parar antes de atravessar, olhar para os dois lados e escutar são ações prudentes que salvam vidas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *