Alerta para baixa umidade do ar em Minas
Uma massa de ar seco atinge parte do estado de Minas Gerais, provocando queda de temperatura e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) faz alerta para a população mineira diante da baixa umidade relativa do ar prevista para os dias 04 e 05/07. O ar seco pode provocar vários sintomas, entre eles dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos, ressecamento da pele, cansaço e incômodo ao respirar.
O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas, prevê que a presença da massa de ar seco vai deixar os índices de umidade relativa do ar baixos no período da tarde em Minas Gerais. A previsão é de umidade relativa do ar entre 15 e 20% nas mesorregiões Norte, Noroeste, Central, Oeste, Triângulo/Alto Paranaíba e Sul.
Já na metade leste do Norte, Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata e Campo das Vertentes, a umidade relativa do ar deve ficar entre 21 e 30%. Nas demais regiões do estado, a previsão é de umidade relativa do ar variando entre 31 e 40%.
Abaixo, o coordenador Estadual Adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes, traz dicas para a população prevenir os incômodos causados pela baixa umidade relativa do ar.