Azeitech 2023 marca 15 anos da primeira extração de azeite extravirgem no Brasil
O Azeitech é um dos principais eventos de transferência de tecnologia do setor da olivicultura. Ele é realizado pela Epamig, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais e a edição de 2023 marcou a comemoração da primeira extração de azeite extravirgem no Brasil, feita de forma experimental em 2018. Essa experiência levou à aquisição da primeira extratora do Brasil, importada da Itália pela EPAMIG que, a partir de 2011, passou a realizar extrações comerciais também para os produtores da região.
De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira, o cultivo de azeitonas em Minas evoluiu bastante nesses 15 anos, saindo dos 40 litros de azeite em 2008 para 120 mil litros no ano passado. O Campo Experimental de Maria da Fé, no Sul de Minas, é referência nacional e internacional nesse tipo de pesquisa. O processo de extração de azeite fomenta outras atividades como produção de cosméticos, artesanato e turismo rural.
A região Sudeste conta hoje com cerca de 300 produtores de azeitonas, que cultivam 3 mil hectares e movimentam 35 agroindústrias em mais de 60 municípios. Em Minas, com o apoio da Fapemig, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, a agroindústria está sendo modernizada com equipamento de maior capacidade, para ajudar nas pesquisas e nas prestações de serviços aos produtores.
Durante o Azeitech 2023, foi realizado o painel online disponibilizado pelo Canal Oficial da EPAMIG no YouTube. A programação presencial foi feita no Campo Experimental de Maria da Fé. A EPAMIG homenageou alguns personagens importantes para o feito, como o pesquisador aposentado Adelson de Oliveira e o gerente do Campo Experimental de Maria da Fé, à época Nilton Caetano de Oliveira. O coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira, apresentou um breve histórico da atividade, desde a chegada das primeiras mudas ao município na década de 1930. A extração pioneira também foi destacada pelo lançamento de um rótulo comemorativo aos 15 anos, colado de forma simbólica pela diretora-presidente da EPAMIG, Nilda Soares.
Abaixo, o pesquisador da EPAMIG em Olivicultura, Pedro Moura, avalia o Azeitech 2023 e a trajetória da Olivicultura no estado.