Bombeiros resgatam vaca no Rio das Mortes
Na tarde dessa quinta-feira, 23/05, o Corpo de Bombeiros de São João del Rei foi chamado para socorrer uma vaca que pertence à EPAMIG, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais.
O animal de porte grande entrou no Rio das Mortes e não conseguia sair por conta própria. Os militares foram até a Colônia do Bengo. No local, encontraram a vaca dentro do rio, abaixo de um barranco de cerca de cinco metros.
O resgate foi demorado. Os Bombeiros conseguiram tirar a vaca do local. Ela foi entregue para os responsáveis da EPAMIG, órgão responsável pelo animal.
De acordo com o Sargento Ávila, chefe da equipe que realizou o salvamento, “trata-se de uma ocorrência bastante complicada, pois é um animal de grande porte em um local de difícil acesso. Além disso, a própria vaca fazia resistência na hora que tentávamos puxá-la, o que tornou necessária a montagem de um sistema de tração ainda mais elaborado”.
Ainda segundo os Bombeiros, a vaca entrou na água e estava bastante arredia, vindo a atravessar o rio à cada aproximação dos militares. “Com o uso de técnicas de nós e amarrações, montamos um sistema de redução de forças. Deste modo, foi possível içar o animal e retirá-lo do local de risco”, explica Ávila.
Os Bombeiros ainda explicam que, apesar da montagem deste sistema, foi necessário o empenho de uma grande quantidade de pessoas para a remoção do animal, que pesa cerca de 500 quilos.
Quando concluíram o resgate, os militares usaram a viatura e sinalizaram o trânsito na BR 494, para levar a vaca para o curral dentro da Universidade Federal de São João del Rei, que fica a cerca de um quilômetro do local de onde foi resgatada.