Câmara Municipal de Juiz de Fora deve ter novo endereço em 2024

Foto: Michele Pacheco

Um acordo firmado entre o Governo do Estado de Minas Gerais e a Câmara Municipal de Juiz de Fora torna cada vez mais possível uma troca que vem sendo negociada há alguns anos.
Quando o governo do estado definiu a construção do novo prédio do Fórum Benjamin Colucci no antigo Terreirão do Samba, a ideia era ter uma Praça dos Poderes, com Prefeitura, Câmara e Fórum juntos.
Mas, uma alternativa foi apresentada. O Legislativo Municipal doaria o terreno a que tinha direito para que o prédio do Fórum fosse ampliado. Em troca, o TJMG ajudaria nas negociações com o Governo de Minas para a transferência da Câmara para o prédio hoje ocupado pelo Tribunal.
Desde então, as Mesas Diretoras têm acompanhado o processo. Com apoio do Deputado Estadual Noraldino Júnior , foi retomada a negociação. Numa reunião em Belo Horizonte, entre o parlamentar, o Presidente da Câmara, Vereador Zé Márcio – Garotinho , o vereador Tiago Bonecão e o Vice-governador, Mateus Simões, ficou reforçado o interesse do Estado na liberação do atual prédio do Fórum para abrigar a Câmara Municipal.
O Diretor do Fórum, juiz Paulo Tristão, explicou que o prédio não pertence ao TJMG, e sim ao Governo de Minas. Ele acompanha, desde o início, a negociação com a Câmara Municipal. Se o acordo se concretizar, o edifício no Parque Halfeld vai ser doado ao município para abrigar a sede do Legislativo. O juiz explicou ainda que com a pandemia e a falta de recursos, a previsão de finalizar a obra do novo Fórum passou de maio deste ano para o primeiro semestre de 2024.
A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão , lembrou que o terreno doado pela Câmara para complementar o novo prédio do Fórum é avaliado hoje em R$23 milhões. Sobre a ocupação do Palácio Barbosa Lima, a prefeita explicou que o município vai realizar um Fórum de Discussão sobre o assunto.
Foto: Michele Pacheco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *