Chuva causa estragos em JF nesta quinta,15/02
A quinta-feira, 15/02, está sendo chuvosa em Juiz de Fora. A garoa intercalada com temporais tem causado transtornos e alagamentos. No bairro Democrata, região Nordeste do município, um carro ficou preso na enxurrada, com três pessoas dentro.
O Corpo de Bombeiros foi chamado e fez o resgate. Ninguém se feriu. Ocorrência parecida foi registrada no bairro Recanto dos Lagos. Também sem feridos.
Nas redes sociais foram compartilhados vídeos mostrando vários bairros inundados. Um morador registrou a água cobrindo ruas nos bairros Mariano Procópio e Democrata. A linha férrea sumiu na enxurrada e só dá para saber onde ela passa pela proteção de concreto.
No bairro Linhares, a rua Diva Garcia ficou inundada perto da igreja católica. O córrego do Yung transbordou, cobriu a ponto perto do posto policial e os motoristas não conseguiam passar, causando retenção.
No mesmo bairro, a enchente virou caso de polícia! Alguns moradores ficaram revoltados com os motoristas de ônibus que passavam pelo trecho inundado, fazendo com que uma onda invadisse lojas e casas. Um coletivo, com vários passageiros, incluindo uma criança, foi apedrejado.
Ao chegar num local seguro, os passageiros registraram imagens do estado do ônibus, com vidros quebrados. A polícia militar foi chamada para registrar a ocorrência.
Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora, somando as precipitações dessa quarta e desta quinta-feira, choveu 91% do esperado para o mês de fevereiro no município. Foram registrados 111.8 mm de chuva em 24 horas. Nas últimas 48 horas, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, são 155 mm de chuva.
Pela média histórica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a expectativa era de 170.3 mm para o mês. O maior volume foi no bairro Santa Terezinha. O nível do Rio Paraibuna atingiu 3,03m. A Defesa Civil registrou 18 ocorrências em função da chuva, sendo: 10 de escorregamento de talude; uma de trinca em muro de contenção; uma de desabamento de muro de divisa; uma de desabamento de muro de contenção; uma enxurrada; uma ocorrência de rua danificada, e uma de ameaça de escorregamento de talude.