Eficiência energética – um desafio de todos
Entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), está a sustentabilidade por meio da energia. São muitos os desafios. Geração de recursos renováveis, aumento do acesso à eletricidade, incentivo à prática de eficiência energética, educação ambiental… Enfim, é preciso que haja uma união de forças e de empenho das autoridades e de cada um de nós!
Em Minas Gerais, seguindo esse preceito, a Cemig investiu, em 2022, R$ 100 milhões em iniciativas para melhorar a sustentabilidade ambiental. O objetivo é apoiar a formação de consumidores conscientes do papel deles no uso eficiente e seguro da energia. Por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Companhia planeja intensificar o investimento em projetos sociais.
Entre os investimentos feitos em 2022, foram beneficiados 148 hospitais públicos e filantrópicos. Entre os serviços prestados, estão a substituição da iluminação e de equipamentos que fazem parte da rotina de esterilização e lavanderia hospitalar. Alguns hospitais receberam também microusinas fotovoltaicas para incentivar a geração renovável. Ao todo, foram instaladas 40 unidades em instituições de saúde e Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs).
Além dos projetos em hospitais, o programa prevê ainda visitas a famílias de baixa renda, oferecendo orientações sobre ajustes de hábitos que podem reduzir o consumo de energia e, consequentemente, o valor da conta de luz. Lâmpadas comuns foram trocadas por outras de LED, mais econômicas. E, para que os hábitos sustentáveis sejam uma realidade nos próximos anos, a Cemig executa um projeto nas escolas, melhorando a iluminação e levando tecnologias modernas e sustentáveis aos alunos.
Abaixo, Thiago Douglas Ribeiro Batista, engenheiro de Sustentabilidade e Eficiência Energética da Cemig, fala mais sobre os investimentos.