Eleições 2024 – resultado histórico em JF
Falar em eleição em Juiz de Fora é a certeza de disputas acirradas, com candidatos se revezando na liderança voto a voto. É saber que a decisão só vem no segundo turno e, provavelmente, apertada! Bom, essas ERAM características das eleições municipais.
Mas, neste ano, um fato histórico mudou a certeza de que o resultado dependeria de duas etapas. Pela primeira vez na história, a decisão foi no primeiro turno. Margarida Salomão, do PT, foi reeleita com 53,96% dos votos. Confirmando o que as pesquisas durante a campanha eleitoral apontavam e muitos não acreditavam.
Mesmo com seis candidatos à prefeitura, os eleitores não dispersaram tanto as atenções e se concentraram majoritariamente na disputa que tem se caracterizado por todo o Brasil: PT x PL, Lula X Bolsonaro. Charlles Evangelista, do PL, ficou em segundo lugar, com 27,53% dos votos. Um número bem melhor do que aqueles apontados nas pesquisas.
No fim da votação, muitos eleitores do PT e dos partidos da coligação se reuniram na Praça da Estação, ponto histórico do centro de Juiz de Fora e tradicional palco de movimentos políticos. Eles acompanharam no telão montado a evolução dos votos pelo site do TSE.
Quando a prefeita foi anunciada como “matematicamente eleita”, a festa aumentou. Depois do resultado definitivo, Margarida Salomão, de 74 anos, foi para a praça, acompanhada do vice-prefeito eleito, Marcelo Detoni, do PSB, da Secretária de Governo e Coordenadora da campanha, Cidinha Lousada, e de outras lideranças partidárias.
No discurso, a prefeita reeleita agradeceu o apoio dos eleitores e se comprometeu em fazer um governo ainda mais focado no que é considerado prioridade para Juiz de Fora.
Votação dos candidatos
O primeiro a votar, entre os candidatos com melhor desempenho nas pesquisas, foi Charlles Evangelista (PL). Ele foi à urna numa escola no bairro Cerâmica, por volta de 9h. Imagens: assessoria do candidato.
Margarida Salomão (PT), votou às 10h30, num colégio no centro da cidade.
Ione Barbosa também votou por volta de 10h, numa escola no bairro Nossa Senhora Aparecida. Imagem: assessoria da candidata.
E Júlio Delgado foi o último dos seis candidatos à prefeitura a ir às urnas. Ele votou no horário do almoço, no Colégio dos Jesuítas, no centro da cidade. Imagens: assessoria do candidato.