Filhote de cuíca-de-três-listras é resgatado em Juiz de Fora

Foto CBMMG

A cuíca-de-três-listras é uma espécie rara da Mata Atlântica e a menor espécie dentro do gênero dela. E Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora foi surpreendido durante uma ocorrência de resgate de animal silvestre. Na tarde dessa quarta-feira, 05/01, os militares foram chamados por moradores do bairro Marilândia, região Oeste da cidade, para resgatar um filhote em situação de risco.

Foto CBMMG

No local, os militares constataram que se tratava de um filhote de cuíca-de-três-listras, que havia sido avistado no chão por um morador. O animal da família dos gambás estava debilitado e corria risco de não sobreviver. Os bombeiros resgataram o filhote, que foi levado a uma clínica veterinária para receber o acompanhamento necessário e ser encaminhado ao CETAS.

Foto CBMMG

Com menos de 10 centímetros, a catita ou cuíca-de-três-listras (Monodelphis iheringi) é uma das maiores raridades da Mata Atlântica e tem algumas curiosidades. Ela se diferencia pelas três faixas pretas no dorso marrom e não possui bolsa para carregar os filhotes, característica de outros marsupiais. Nessa espécie, as crias são transportadas nas costas das mães.

Foto CBMMG

Restrita ao sudeste e sul do Brasil, a cuíca-de-três-listras pode ser encontrada em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Apesar de ter sido registrada em todos esses estados, sua presença é mais comum no Planalto Atlântico, sobretudo no território paulista.

Foto CBMMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *