Inscrições abertas para Sistema InovaLácteos
O Sistema InovaLácteos está com inscrições abertas para o segundo ciclo de pré-aceleração. Essa etapa antecede a fase de incubação, na qual pesquisadores e startups podem ter projetos voltados para a cadeia produtiva do leite custeados em até R$ 25 mil. Os participantes selecionados vão receber treinamento para desenvolver soluções tecnológicas na cadeia produtiva do leite, tornando-a mais competitiva, sustentável e inovadora. Na fase seguinte, de incubação, até oito empresas poderão ter seus projetos custeados.
O Sistema InovaLácteos é liderado pela Agência de Inovação Polo do Leite e conta com o suporte do Governo de Minas, por meio das secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico, além de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Ele é formado por quatro Núcleos de Inovação, localizados em Juiz de Fora, Lavras, Uberaba e Viçosa, onde universidades federais e parques tecnológicos oferecerão apoio técnico aos pesquisadores e empreendedores.
Os interessados têm até junho deste ano para se inscrever, pelo formulário disponível neste link. Não há necessidade de a startup estar constituída juridicamente. Minas Gerais é a principal bacia leiteira do país, conforme os dados mais recentes do IBGE. Com participação de 27,2% no total nacional, o estado registrou, em 2021, a produção de 9,6 bilhões de litros de leite.
Abaixo, o assessor de Assuntos Estratégicos da Seapa, José Eduardo Ferreira, fala sobre a importância do Sistema.