MPMG consegue que hospitais mantenham por 90 dias atendimento da Unimed em Juiz de Fora
Numa reunião mediada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) nessa terça-feira, 28 de março, foi firmado um acordo entre a Cooperativa Unimed Juiz de Fora e os Hospitais Albert Sabin e Monte Sinai. As três partes assumiram o compromisso de cumprimento dos contratos e aditamentos vigentes entre elas até o dia 3 de julho de 2023. O acordo inclui o atendimento dos usuários do plano de saúde nas portas de urgência e emergência dos hospitais.
Nesses três meses, a Unimed e os hospitais têm reuniões semanais previstas, com a presença das equipes técnicas e seus diretores, com o objetivo de buscar soluções para que sejam feitos os alinhamentos necessários em relação aos tópicos de divergência nos contratos que estão vigentes. De acordo com a assessoria de imprensa do MPMG, o coordenador regional de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste, promotor de Justiça Rodrigo de Barros, explicou que o alinhamento alcançado durante as negociações só foi possível em razão do compromisso das partes envolvidas com os cerca de 130 mil segurados e com os médicos cooperados da Unimed Juiz de Fora.
A reunião dessa terça deu continuidade às tratativas iniciadas na audiência do dia 14 de março, quando foi definido o retorno imediato dos atendimentos suspensos pelos hospitais aos clientes Unimed, pelo prazo de 15 dias, possibilitando a continuidade das negociações. A mediação está sendo conduzida pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Juiz de Fora, com apoio da Coordenadoria Regional de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste.