Operação combate garimpo ilegal em Cataguases
Uma operação conjunta entre Polícia Federal, IBAMA e Polícia Militar de Meio Ambiente foi realizada em Cataguases, na Zona da Mata mineira, nesta terça-feira, 08/10. Foram apreendidos equipamentos usados na atividade ilegal de extração de ouro.
Segundo a PM de Meio Ambiente, “a operação teve a finalidade de combater a degradação ambiental na região, tendo em vista que a atividade clandestina vinha provocando graves danos ao Meio Ambiente, como a turvação das águas, o assoreamento do rio e a contaminação do solo, afetando diretamente a fauna, flora e a qualidade da água na região.”
Uma draga que estava numa balsa, às margens do Rio Pomba, e era destinada à extração de ouro foi destruída. O equipamento foi incendiado, para garantir a interrupção imediata do trabalho irregular e impedir que a exploração fosse retomada depois da saída das autoridades do local.
As investigações revelaram que os investigados faziam a extração mineral no leito do Rio Pomba sem autorização da Agência Nacional de Mineração e sem licença ambiental. Foi realizada perícia para dimensionamento dos danos ambientais causados pela atividade ilegal.
Os investigados responderão pelos crimes de usurpação de bem público da União e de danos ambientais, cujas penas podem chegar a até seis anos de detenção. No momento da operação, os autores não foram localizados, mas as investigações seguem sendo feitas pela Polícia Federal.