Operações do GAECO reduzem em 70% os assassinatos na região de Visconde do Rio Branco
Foi divulgado hoje, pelo Gaeco, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado Zona da Mata, um relatório que aponta redução de mais de 70% no número de homicídios consumados motivados por ações de gangues, facções e disputa pelo tráfico de drogas na comarca de Visconde do Rio Branco. Essa mudança foi registrada depois das operações Hidra de Lerna, Hera e Hércules.
O promotor de justiça Breno Costa da Silva Coelho explica que as operações, que seguem em andamento, levaram ao cumprimento de cerca de cem mandados de prisão, com o objetivo de combater as ações de facções criminosas ligadas ao tráfico interestadual de drogas e armas nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Esses grupos criminosos também têm envolvimento em assassinatos e ameaças às autoridades e agem nas cidades de Visconde do Rio Branco, Ubá, Viçosa, Juiz de Fora e Rio de Janeiro.
As operações e as investigações reúnem o Ministério Público de Minas Gerais, as Polícias Militar, Civil, Penal e Rodoviária Federal, além de outros órgãos integrantes da Segurança Pública dos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. O resultado do trabalho conjunto é positivo e inclui a prisão de dezenas de denunciados e a condenação deles pelo Poder Judiciário.