Plano de Recomposição das Aprendizagens em MG

SEE/Divulgação

Março de 2020! A pandemia de Covid-19 se alastra pelo mundo. As autoridades brasileiras acompanham o avanço da doença e do número de mortes em vários países e decidem seguir o exemplo de outras nações, decretando o lockdown. Crianças e adolescentes que começavam o ano letivo foram obrigadas a ficar em casa. As escolas particulares se mobilizaram e adotaram o sistema de aulas on-line. Alunos e professores precisaram se adaptar à nova modalidade de ensino. Não foi fácil, mas os desafios foram sendo superados aos poucos.

Na rede pública de ensino, os obstáculos foram enormes. Famílias de baixa renda com dificuldade de acesso a computadores e rede de internet com qualidade, alunos que não acessavam os sites e as redes sociais onde escolas e professores compartilhavam matéria e deveres… O resultado foi uma perda considerável no aprendizado e um atraso no desenvolvimento estudantil de muitos alunos.

Recuperar o tempo perdido é desafio para os governantes. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) anunciou, na última sexta-feira, 10/3, o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA). É uma ação desenvolvida para preencher possíveis lacunas decorrentes de dois anos em regime de aulas remotas e híbridas devido à pandemia de Covid-19. A resolução que estabelece o plano já foi publicada no Diário Oficial.

A estrutura operacional do plano nas 3.421 escolas da rede pública estadual conta com um processo seletivo simplificado para professores e especialistas efetivos da rede que atuarão nas áreas do conhecimento de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Os profissionais vão desenvolver ações e intervenções nas escolas, de acordo com a realidade de cada uma. E vão elaborar estratégias e atividades para a recomposição das aprendizagens. As escolas identificarão as habilidades que precisam retomar e ensinar, por meio dos resultados das avaliações formativas e do portal Simave. Toda a Educação Básica será contemplada.

Os professores e especialistas atuarão no Núcleo de Gestão Pedagógica Central na Secretaria de Estado de Educação, no Núcleo de Gestão Pedagógica Regional nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e nas  escolas da rede estadual de ensino. Também para o desenvolvimento deste plano, a Secretaria de Estado de Educação poderá estabelecer parcerias com Instituições de Ensino Superior (IES) e outras instituições para auxílio na formação dos profissionais, elaboração e revisão de materiais.
Abaixo, o Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destaca a importância do Plano.

Vídeo SEE/MG – Divulgação

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