Polícia Militar faz balanço da operação Inconfidência 2023

Foto PMMG

O policiamento foi reforçado nas estradas de Minas Gerais durante os três dias do feriado de Tiradentes. A Operação Inconfidência 2023 começou na última quinta-feira, 20/04, e terminou nesse domingo, 23/04. O balanço foi divulgado na tarde desta segunda. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), realizou 835 operações nas rodovias mineiras durante o feriado da Inconfidência.

Ao todo, 495 pessoas foram presas/autuadas por embriaguez ao volante e 85 por crimes de trânsito. As operações, desencadeadas com foco na prevenção à criminalidade e aos acidentes de trânsito, também levaram à prisão/apreensão de 397 pessoas por crimes diversos, na recaptura de 17 foragidos, na remoção do 675 veículos e na recuperação de outros 27 que haviam sido roubados, além de apreender 11 armas de fogo.

Foto PMMG

As ações preventivas, com presença policial em locais estratégicos e abordagens sistemáticas, com utilização de etilômetro (bafômetro), radares, cães e drones, tiveram resultado positivo e contribuíram para a redução de 4% nas ocorrências de acidentes sem vítimas e 11% dos acidentes com vítimas, em relação ao mesmo feriado em 2022. Foram 43 ocorrências de acidentes sem vítimas e 85 com vítimas.

De acordo com o CPRv, as três maiores causas de acidentes nas estradas estão diretamente ligadas à falta de atenção do condutor, principalmente ao usar o celular durante o deslocamento do veículo, ao desrespeito às normas de trânsito, como o excesso de velocidade e a ultrapassagem em local proibido, além do uso de bebida alcoólica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *