Queimadas causam prejuízo a consumidores da Cemig
O aumento no número de queimadas em Minas Gerais acendeu os sinais de alerta nas autoridades. Dados da Cemig mostram uma previsão de que 2024 seja o pior ano da história em relação a ocorrências de interrupção do fornecimento de energia elétrica causada por incêndios.
De janeiro a setembro, mais de 700 mil pessoas já foram prejudicadas no fornecimento de energia em Minas devido às queimadas. Segundo a Cemig, a marca já se aproxima do recorde histórico, de 2021, quando 738 mil clientes da companhia foram afetados por 940 incidentes na rede elétrica.
Em 2024, 476 ocorrências foram provocadas por incêndios. O número já é quase quatro vezes maior do que os 191 episódios de 2023. A Zona da Mata é a região do estado mais afetada. O crescimento registrado é de 1.918 por cento.
A Cemig alerta que os incêndios criminosos perto das linhas de transmissão podem deixar hospitais, escolas e comércios sem energia, além dos prejuízos causados aos consumidores residenciais. Quem flagrar algum crime ambiental deve ligar para o disque denúncia no número 181. As informações ajudam os Bombeiros a agiram mais rápido no deslocamento aos locais de incêndio e também colaboram para a Polícia Militar e outras autoridades ambientais prenderem e punirem os responsáveis pelos incêndios.