Roda de conversa “Mulher e o protagonismo de sua história”
Um fim de semana de eventos culturais e discussões sobre o papel da mulher na sociedade. Essa é a proposta da roda de conversa “A Mulher e o Protagonismo de sua história”. O evento é organizado pela A/R Produção Cultural e o Tenetehara Instituto Cultural e faz parte do calendário cultural 2023. O objetivo é partilhar saberes, conhecer, aprender e caminhar junto com diversas culturas e etnias.
As atividades vão ser realizadas neste sábado, 11/03, e neste domingo, 12/03, no Espaço de Cultura Popular Tenetehara, no desejo de falar sobre Cultura indígena, Cultura Africana, Povos Originários aldeados, Povos Originários em retomada, Povos não aldeados, Auto declaração, Mulher Preta/indígena/Parda e seu protagonismo; diversidade de gênero, história do passado e presente – soluções para o futuro?; Representatividade e o respeito. Além disso, vão ser oferecidas oficinas especificas de culturas afro e indígenas, com representante destes movimentos, momentos de reflexão e roda de bate papo, com convidadas e convidados durante todos os eventos, apresentações diversas, leituras dramatizadas, saraus e muito mais.
Este é o terceiro ano em que acontece a roda de conversa e o segundo ano presencial. Nos dias 11 e 12 serão realizados no Tenetehara oficinas, apresentação de documentário, leitura, exposição de artesanato, a partir das 17h no sábado e, no domingo, dia 12, a partir das 15h. A entrada no evento é gratuita e a participação nas oficinas, palestras e apresentações também, deixando para colaboração espontânea daqueles que puderem contribuir.
O espaço Tenetehara funciona na Avenida Presidente Costa e Silva, 2776, no bairro São Pedro, região Oeste de Juiz de Fora. Abaixo, a escritora Ana Paula Torquato fala um pouco sobre a participação dela no evento.