Semana da Capoeira movimenta Juiz de Fora
Estão previstas para a Semana Municipal da Capoeira quatro rodas comemorativas, uma mesa-redonda e uma oficina. O evento começa nesta quarta-feira, 27/09, às 19h, na Feira Noturna da Praça Antônio Carlos.
Todas as atividades são gratuitas e seguem até domingo, 01/10. O objetivo é promover formação e troca de experiências entre os praticantes de capoeira, além de divulgar e valorizar essa expressão que é patrimônio cultural brasileiro e da humanidade.
No sábado, 30, quando se comemora o Dia Municipal da Capoeira, vai ser realizado o Encontro Municipal de Capoeira, no Museu Ferroviário. Está prevista a participação de capoeiristas de vários territórios de Juiz de Fora e convidados especiais de Belo Horizonte, incluindo um representante do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Minas Gerais (Iepha-MG).
A Semana da Capoeira é organizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)/Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), por meio do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural (Dmpac), e pela Comissão Municipal da Capoeira de Juiz de Fora (Mestre Jô, Mestre Paulo Elias, Mestre Kakinho e Professora Fran), com recursos de emenda parlamentar da vereadora Tallia Sobral.
Agenda da Semana da Capoeira:
27/09 – Quarta-feira | Roda de Capoeira Angola da Feira Noturna
Local/horário: Praça Antônio Carlos / Das 19h às 21h
Organizadores: Treinel Caramujo e convidados
29/09 – Sexta-feira | Roda da Zona Sul
Organizadores: Mestre Jô e convidados
Local: Rua Luiz Basílio Castor de Andrade, 259 – Santa Luzia / Das 18h às 19h30
29/09 – Sexta-feira | Roda da Zona Norte
Organizadores: Mestre Kakinho e Mestre Paulo Elias
Local: Praça CEU (Avenida JK, 5.899 – Benfica) / Das 19h às 20h30
1º/10 – Domingo | Roda da Feira Livre de Domingo –
Organizadores: Mestre Kakinho, Mestre Paulo Elias e Mestre Ricardo
Local: Praça Abolicionista Negro Teófilo, na Avenida Brasil, / Das 10h às 12h
Encontro da Capoeira de Juiz de Fora
30/09 – Sábado | Dia Municipal da Capoeira
Local: Museu Ferroviário de Juiz de Fora – Avenida Brasil 2001 – Centro
– 13h30 – Credenciamento
– 14h – Abertura do evento, com participação da gerente do Dmpac/Funalfa, Maria Luiza Igino Evaristo, e da vereadora, capoeirista e educadora Tallia Sobral
– 14h30h – Mesa-redonda: “A Capoeira no Estado de Minas Gerais e o Processo de Salvaguarda”, com participação de Priscila Paiva – Capoeirista e integrante do Coletivo de Salvaguarda da Capoeira de Minas Gerais e Adriano Maximiano da Silva, assessor na Diretoria de Proteção e Memória do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Minas Gerais (Iepha-MG) e mediação de Carine Silva Muguet, supervisora de Pesquisa e Educação Patrimonial do Dmpac/Funalfa
– 16h30 – Pausa (Café compartilhado)
– 17h – Oficina “Musicalidade e Prática da Capoeira”, com Mestre Israel e Treinel Caramujo. Cinquenta vagas disponíveis.
– 19h – Roda coletiva na Plataforma do Museu Ferroviário de Juiz de Fora
– 20h – Encerramento