Seminário de Políticas Públicas sobre agricultura de precisão
O Seminário de Avaliação e Aprimoramento de Políticas Públicas para o Setor Rural, com o tema “Agricultura de Precisão: Conceito, Política e Aplicação” vai ser realizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) nesta quinta-feira, 23/3, das 9h às 12h. O evento virtual e gratuito vai ser transmitido ao vivo no canal da Seapa do YouTube. As inscrições estão abertas pela plataforma Sympla.
Entre os palestrantes, estão o diretor-geral do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Itap/Epamig), Frederico José Vieira Passos, que apresentará o cenário de pesquisas e ensino do uso da ferramenta em Minas.O coordenador-geral de Agricultura de Precisão e Digital do Mapa, Alaércio Londe da Silva, vai mostrar um panorama dos avanços da tecnologia e os respectivos ganhos em produtividade e sustentabilidade nos sistemas de produção. E o coordenador-técnico de Tecnologia e Inovação da Emater-MG, Péricles Alexandre Squaris Marques, abordará a aplicabilidade do recurso tecnológico em propriedades da agricultura familiar.
O público poderá enviar dúvidas em tempo real, com a possibilidade de que elas sejam respondidas no debate entre os palestrantes, com mediação da Seapa, previsto para entre 10h30 e 12h. São esperados, como participantes ouvintes, estudantes dos ensinos superior, técnico ou tecnológico em Ciências Agrárias e áreas correlatas, professores, pesquisadores, servidores públicos, produtores rurais, integrantes de entidades do setor produtivo e demais interessados no assunto.
A agricultura de precisão é apontada como uma das ferramentas mais eficazes para o monitoramento e a gestão de atividades produtivas da agropecuária, uma vez que une pesquisa, tecnologia e sustentabilidade. Entre os resultados da adoção dessa prática estão o uso mais inteligente dos recursos econômicos e ambientais, a redução de custos e o aumento da produtividade.
Abaixo, o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Feliciano Nogueira Oliveira, destaca a importância do tema para o desenvolvimento do setor.