Tentativa de feminicídio em Juiz de Fora no Dia da Mulher
Uma mulher de 35 anos foi vítima de tentativa de feminicídio em Juiz de Fora, na manhã desta quarta-feira, 08/03. O fato por si já chamaria a atenção. Mas, acordar no Dia da Mulher com a informação de mais uma vítima de violência contra a mulher é simbólico. Mesmo com tantos avanços, ainda há muito para se fazer em relação à proteção das vítimas. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a rua cercada no bairro Jardim Natal, zona Norte do município. A informação passada pela Polícia Militar é de que o homem, de 25 anos, invadiu a casa da ex-companheira pelo telhado, agrediu a vítima com uma faca e tentou explodir o botijão de gás na cozinha.
Vizinhos ouviram os gritos da mulher pedindo socorro e chamaram a PM. Os militares fecharam a rua com viaturas e fizeram o adentramento tático na casa, impedindo que o autor concluísse a ameaça de explodir a residência com a vítima dentro. Segundo o Corpo de Bombeiros, com a entrada dos policiais militares, o homem permitiu que a mulher e uma criança fossem retiradas do local. Ele se feriu com um pedaço de vidro e colocou fogo num botijão de gás. Os militares acionaram os bombeiros e o risco de explosão foi afastado.
O homem estava ferido e foi encaminhado por uma equipe do SAMU para atendimento médico no Hospital de Pronto Socorro (HPS), mesma unidade onde a vítima foi atendida. A ação rápida da Polícia Militar evitou que uma data criada para defender os direitos das mulheres e cobrar um mundo menos violento fosse marcada por mais um número na estatística alarmante de feminicídios no Brasil. Também é essencial destacar a participação da comunidade que chamou a PM ao ouvir os pedidos de socorro.