Adolescentes acautelados em MG vão ser capacitados para o mercado de trabalho

Foto Sejusp/MG

Eles são retirados de ambientes violentos, onde se envolveram com a criminalidade e são encaminhados pela Justiça para os Centros Socioeducativos. Muitos ficam revoltados por não poder voltar para casa e seguir com a rotina perigosa. Outros, aproveitam o tempo para estudar, repensar a vida e aproveitar as oportunidades oferecidas.

Mas, não basta tirar os adolescentes do ambiente nocivo, é preciso dar a eles oportunidades de seguir um outro caminho. Internos das 41 unidades socioeducativas de Minas Gerais vão passar por cursos de pré-qualificação profissional e vão ser preparados para o mercado de trabalho. O objetivo do trabalho é incentivar os acautelados a criarem projetos de vida e a realizarem sonhos.

Estão previstas 950 vagas para a capacitação. Elas já começaram a ser preenchidas, com atividades iniciadas em várias unidades do estado. O Projeto Encaminhar é desenvolvido em parceria com a empresa IRV Ambiental. Serão trabalhadas atividades diversificadas que possibilitam a demonstração de habilidades individuais, o comprometimento com o processo e a competência relacional.

Os cursos são presenciais e têm carga horária de 20 horas nas unidades provisórias e de 40 horas nos Centros de Internação e Casas de Semiliberdades. As turmas vão ter, no máximo, dez adolescentes. Para participar, os adolescentes devem ter mais de 14 anos, habilidades de leitura e escrita e manifestar o interesse em realizar o curso de pré-qualificação profissional.

O Projeto Encaminhar está garantido até 2025, com possibilidade de extensão. Abaixo, o superintendente de Atendimento ao Adolescente da Sejusp-MG, Wilson Junior, destaca a importância da iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *