Minas reforça importância das vacinas contra Covid-19, Influenza e Meningite C
Com as temperaturas mais baixas no estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância da população aproveitar as campanhas de vacinação contra a influenza e covid-19 e, também, a ampliação do grupo para a vacinação contra a meningite C. Esses imunizantes são oferecidos de forma gratuita nas salas de vacina das Unidades de Saúde para o atendimento das pessoas incluídas nos grupos prioritários. As vacinas são importantes para evitar casos graves, hospitalizações e óbitos por causa das doenças, principalmente com a chegada do inverno, quando os ambientes ficam mais fechados e o contágio aumenta.
A vacinação anual contra a influenza teve início em abril e termina em 31 de maio. As autoridades de saúde ampliaram a oferta do imunizante a toda a população não vacinada a partir de 6 meses de idade desde 12 de maio. A recomendação segue orientações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde. Para a campanha de 2023, o estado já recebeu do Ministério da Saúde 6.544.000 doses, que foram disponibilizadas aos 853 municípios mineiros. Até o momento, já foram aplicadas 2.445.016 doses. Em 2022, 132 pessoas vieram a óbito por Síndrome Respiratória Aguda Grave causada por influenza em Minas Gerais. Este ano, até o dia 5/5, já são quatro mortes notificadas.
A campanha de vacinação contra a covid-19 com a dose bivalente também está em andamento nas Unidades Básicas de Saúde em todo o estado. Minas Gerais iniciou as ações de intensificação da vacinação contra a doença em 27 de fevereiro. A vacina bivalente que está sendo administrada é eficaz contra novas cepas do coronavírus. Poderão receber a dose pessoas com 18 anos de idade ou mais que tenham se vacinado com pelo menos duas doses do imunizante monovalente como esquema primário ou que tenham recebido previamente qualquer vacina covid-19 monovalente como reforço.
Dados da Fundação João Pinheiro apontam que, em 2020, a população com mais de 18 anos em Minas era de aproximadamente 16,3 milhões de pessoas. Segundo dados do Vacinômetro Covid-19 do Ministério da Saúde, foram aplicadas, até o momento, 1.736.868 doses da vacina no estado. As mulheres com idade de 60 anos ou mais formam o público que mais procurou as unidades de saúde para se imunizar. A SES-MG recebeu do Ministério da Saúde, até o dia 3 de maio, o total de 3.076.158 doses de vacinas bivalentes e orientou os municípios a avançarem a imunização para todos os grupos prioritários. Mais informações sobre a cobertura vacinal contra a covid-19 podem ser consultadas neste site.
A ampliação temporária do grupo para a vacinação contra a meningite C termina no dia 30 de julho. A vacina é disponibilizada regularmente na rotina do calendário nacional de vacinação, para as crianças de três e cinco meses de idade, com uma dose de reforço aos 12 meses. Com a ampliação temporária, a vacina foi disponibilizada também para pessoas de 16 anos ou mais não vacinadas. Até o momento, Minas Gerais recebeu 2.741.120 doses da vacina e já foram aplicadas 1.763.120 doses. A cobertura vacinal da vacina meningocócica C em 2023, até março, é de 79,82% para crianças menores de 1 ano de idade, e de 76,63% para crianças de 1 ano de idade. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%. Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) em 2023, até o dia 19/5, foram registrados 193 casos de meningite no estado. Em 2022 foram registrados 714 casos, e em 2021, foram 440 casos.
Abaixo, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi, reforça a importância das campanhas em andamento.