Foto TVJF

A queda na temperatura do ar nesta semana é sentida em várias regiões de Minas Gerais. A presença do sol ajuda um pouco, mas não afasta totalmente a sensação de frio. Pela manhã e à noite, a população tem reforçado os agasalhos em função da massa de ar frio que está sobre o estado. Os índices baixos de umidade relativa do ar também preocupam as autoridades de saúde.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil divulgou orientações para a população enfrentar as temperaturas mais baixas e o tempo seco. No Sul de Minas, a temperatura mínima pode chegar aos 2ºC e há previsão de formação de geada com intensidade fraca a moderada. O risco de geada também existe na porção sul das regiões da Zona da Mata e do Triângulo Mineiro. Já na Região Metropolitana de Belo Horizonte, as temperaturas ficarão em declínio nos próximos dias e os termômetros devem ficar abaixo de 12º ao amanhecer, especialmente em região serrana. Além disso, devido à ação dos ventos, a sensação térmica pode ser ainda menor.

O ar seco tem predominado no período da tarde, quando os índices de umidade relativa do ar ficam abaixo de 30% em todas as regiões de Minas Gerais, com exceção da faixa leste e nordeste do estado, onde a umidade proveniente do mar mantém o céu com maior cobertura de nuvens.

A queda de temperatura aumenta o risco de incidentes e danos à saúde. Algumas dicas de proteção são essenciais:

  • Evite permanecer em locais fechados e com grande fluxo de pessoas, pois o ambiente se torna propício para a proliferação de doenças respiratórias, como gripes e resfriados;
  • Higienize as mãos com frequência;
  • O ar frio pode desidratar o corpo rapidamente, então é importante beber água constantemente, ainda que não sinta sede;
  • Fique de olho na previsão do tempo para sempre sair de casa com as roupas mais adequadas;
  • Lembre-se de manter crianças, idosos e animais de estimação bem agasalhados.

Abaixo, o tenente da Defesa Civil de Minas Gerais, Douglas Constantino Fernandes tem mais orientações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *