Funcionários do Sine-MG fazem curso de Libras

Foto SEDESE / Divulgação

O objetivo é melhorar o atendimento e o acesso de pessoas com deficiência auditiva aos serviços oferecidos pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). O Curso Básico de Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma capacitação realizada de forma on-line, com 60 horas de carga horária e oferecida aos colaboradores pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte).

A primeira turma concluiu o curso em junho de 2022 e atendeu 80 colaboradores. A segunda, iniciada na última segunda-feira, 15/05, atende a 96 funcionários lotados em diversos municípios de Minas Gerais. Estão em funcionamento no estado 133 postos do Sine/UAI, espalhados por 120 municípios. Além de aprimorar o atendimento às pessoas com deficiência auditiva, o curso ainda pretende compartilhar conhecimentos sobre a história e a cultura dos surdos; desmistificar algumas ideias relacionadas a eles e à Libras; apresentar as principais legislações relacionadas a este público no Brasil; desenvolver um conjunto básico de expressões para conversação inicial em Libras; além de disseminar o uso e a valorização da linguagem de sinais.

Abaixo, a diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho da Sedese, Amanda Carvalho, traz mais detalhes sobre a iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *