Tradição alemã de Páscoa é preservada em Juiz de Fora

Foto Robson Rocha

Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, é uma das cidades brasileiras que guardam tradições da colonização alemã. Várias famílias germânicas se mudaram para o município no século XIX, para trabalhar na construção da estrada União e Indústria. A maioria jamais retornou para a Europa e criou raízes em terras mineiras. Os descendentes, ainda hoje, preservam hábitos que passaram de uma geração a outra.

A Osterbaum é uma tradição de Páscoa alemã que é mantida em muitas casas no bairro Borboleta, que se originou da Colônia Alemã, criada para abrigar as famílias que chegaram na segunda metade do século XIX. Um galho seco é decorado na Quaresma com ovos pintados. Ao longo dos anos, os ovos de galinha foram substituídos por outros, artesanais. Mas, a ideia é a mesma: lembrar a morte e a frieza do sepulcro onde estava o corpo de Jesus Cristo e também a Vida Eterna, simbolizada pelos ovos.

No vídeo abaixo, o artesão Cristiano Hansen conta sobre a ligação dele com a Osterbaum e mostra como decora com criatividade e capricho a casa da família, descendente de alemães, nesta época do ano. Além disso, ele e vários artesãos montaram uma Feira de Páscoa, onde o público encontra peças de decoração, incluindo miniaturas de Osterbaum, biscoitos alemães, embalagens, chocolates e acessórios. A maioria das peças à venda tem tema pascoal.
E, durante a entrevista, o Cristiano fala sobre a Vila de Natal. Quem quiser conhecer, é só acessar: Christmas Village – Pura Magia de Natal!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *