JF Sabor reúne 50 receitas que exaltam a mineiridade na culinária
Começa nesta sexta-feira a 21ª edição do JF Sabor. O Festival Gastronômico de Juiz de Fora e região reúne neste ano 50 receitas com o tema “Identidade”, que exalta a mineiridade na culinária. O evento é promovido pela Regional Zona da Mata da Abrasel -Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.
Os pratos concorrentes vão estar disponíveis em 50 pontos comerciais em quase todas as regiões da cidade, incluindo a zona rural. Os chefs enfrentaram o desafio de criar pratos utilizando milho, cachaça ou café nas receitas.
A presidente da Abrasel Zona da Mata, Francele Galil, destaca que “nós mineiros somos diretamente ligados à culinária na alegria, na celebração. Nossa gastronomia faz parte dessa identidade, é nosso patrimônio. Os turistas já valorizam isso, e é essa valorização que está refletida nas receitas que participam do festival”.
A competição envolve 10 categorias: cozinha oriental, sanduíche/hambúrguer, pizzas, massas, quitandas, drinks ou Coquetéis com Cachaça, self-service, sobremesas / confeitaria, petiscos/porções e prato principal. Além disso, pelo segundo ano seguido, a Abrasel traz uma categoria especial não competitiva de incentivo à criação de receitas voltadas para um público cada vez mais crescente que procura alimentos diet, light, sem glúten, sem lactose, veganos ou vegetarianos.
Vão ser consideradas campeãs as receitas que agradarem ao público e a um júri especializado, coordenado pela Faculdade Ensine/Universidade Corporativa Dispropan. Os jurados avaliarão adequação ao tema; criatividade; harmonia/Sabor/ temperatura; apresentação e a utilização de, pelo menos, um dos ingredientes obrigatórios: milho, café e/ou cachaça. A soma das notas dos jurados e da votação popular vai definir os vencedores.
O público tem acesso aos pratos e ao sistema de votação pelo site www.jfsabor.com, onde avalia a apresentação e o sabor com notas de 0 a 5.
O tema foi escolhido para reafirmar o compromisso da Abrasel com a culinária mineira. “A gastronomia mineira já representa 30% do atrativo turístico de Minas Gerais e o tema “Identidade” se adequa ao processo de reconhecimento da Cozinha Mineira como Patrimônio Cultural de Minas Gerais”, afirma Francele, se referindo ao processo promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) – por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) e o Instituto Periférico.
De acordo com pesquisa realizada pela Abrasel, em 2022 foram comercializados 19.185 pratos durante o festival, o que representou incremento de 20% no faturamento em 90,7% das casas
participantes e movimentação de R$1.123.230. Em 16,7% dos estabelecimentos participantes foi necessário fazer pelo menos uma contratação para atender à demanda gerada pelo Festival. Quanto ao delivery e take whay, 87% dos estabelecimentos registraram crescimento de até 20%, percentual de crescimento também registrado no número de frequentadores nos estabelecimentos. Confira todos os pratos aqui lista pratos 2023 para imprensa (1)