Mulheres se destacam no agronegócio mineiro
Inteligentes, determinadas e competentes! As mulheres ganharam destaque no agronegócio mineiro no últimos dez anos. De acordo com o último Censo Agropecuário, feito pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a participação feminina aumentou 46% em uma década. Em 2006, eram 59,3 mil estabelecimentos agropecuários liderados por mulheres. Em 2017, o número já correspondia a 86,7 mil estabelecimentos.
No Dia Internacional da Mulher, o Governo de Minas divulgou algumas histórias de sucesso e pioneirismo feminino. A produtora Maria Teresa Boari, do município de Coronel Xavier Chaves, lembra que acreditou no seu projeto de produção de queijo artesanal e não se intimidou com o fato de trabalhar com uma equipe predominantemente masculina. “Zona rural é mais machista do que a cidade e tem lá suas complicações. É preciso seguir firme com as nossas crenças. A mulher é atenta, cuidadosa e essa sensibilidade tem que vir ao mundo. São essas qualidades que trazemos para o campo, não ao cuidarmos da casa, mas quando entramos no negócio”, aponta.
Abaixo, um depoimento da produtora sobre os desafios que enfrenta desde que trocou a vida na cidade pelo campo. Entrevista cedida pela
SEAPA/Divulgação.