Mutirão do CRLV termina nesta quinta, 31 de agosto

Foto Marciano Menezes

A partir da próxima sexta-feira, 01/09, começa a ser exigido o CRLV, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, de 2023 para automóveis com finais de placa 1, 2 e 3. Os veículos com finais de placa 4, 5 e 6 devem ser licenciados até o dia 30/9. Já os que têm finais de placa 7, 8, 9 têm prazo até o dia 31/10 para renovar o documento.

O acesso ao CRLV 2023 vai ser liberado se o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório anterior a 2021, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas estiverem quitados e regulares. O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento.

Quem insistir em dirigir sem o documento atualizado após o prazo estabelecido vai cometer infração gravíssima, com registro de sete pontos na habilitação, remoção do veículo para um pátio credenciado e multa de R$ 293,47, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para ajudar os proprietários que tiverem dúvidas, segue até a próxima quinta-feira, 31/08, o mutirão on-line para a regularização do CRLV 2023. O atendimento virtual funciona das 8h30 às 16h. O serviço está disponível no site www.transito.mg.gov.br, clicando na opção “Consultar Motivo: Veículo Não Licenciado”. Para ter acesso ao serviço basta preencher o formulário eletrônico com as informações do veículo. Logo em seguida, o sistema informará todas as eventuais pendências para a emissão do licenciamento.

Em caso de dúvidas, o proprietário de veículo poderá realizar uma ligação de vídeo para falar com um atendente, que vai auxiliar sobre os procedimentos necessários para a regularização do veículo, além de ajudar na emissão de guias de pagamento. Também por meio do site www.transito.mg.gov.br, é possível verificar se existem pendências e também imprimir o CRLV.

Para acessar o documento, basta informar a placa, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou CNPJ. A impressão deve ser de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR-Code. O serviço também está disponível no aplicativo MG App, no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Abaixo, o chefe da Divisão de Registro de Veículos de Minas Gerais, Felipe Forjaz, traz várias orientações aos proprietários de veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *