#tbt Trabalho dos voluntários da Ascomcer

Reprodução canal Michele Pacheco e Robson Rocha / Youtube

Escolhemos para hoje, um #tbt especial! Muitas vezes, o local de gravação é pequeno, a mobilidade da equipe é restrita, é difícil conseguir o ângulo certo e o espaço necessário para as entrevistas. Mas, quando o assunto vale a pena, nós jornalistas nos desdobramos para garantir o melhor material possível e transmitir a mensagem necessária. Sávio Duque, na época estagiário, registrou com uma pequena câmera o nosso trabalho.

Foi o caso dessa matéria que fizemos em 2017, para a Rede Mais/Record TV, sobre trabalho voluntário. Mulheres que lutaram contra o câncer e venceram se uniram para ajudar quem ainda estava na luta. Cada uma se organizou para encontrar tempo na rotina de cuidados com elas e os outros compromissos.

Duas vezes por semana, o grupo de voluntárias organizado pela Lúcia se reunia para produzir peças em tricô e crochê para doar à Ascomcer, Associação Feminina de Combate ao Câncer. Gorros, cachecóis, meias… aqueciam quem estava internado e também os acompanhantes. O excedente era doado ao bazar do próprio hospital.

Seis anos depois, algumas dessas voluntárias já não estão mais neste plano ou se desligaram do grupo por mudar de cidade. Mas, as outras seguem firmes no propósito de ajudar e de tornar melhor a vida de quem enfrenta o câncer. Eu e o Robson nos emocionamos com cada história, com os olhos brilhando de cada uma delas ao falar sobre o trabalho voluntário.

Para gravar na sala onde o grupo trabalha, tivemos que nos organizar. Como o Robson é alto e a câmera ocupava bastante espaço, eu ficava na porta ou na cozinha. Enquanto ele gravava, eu conversava e apurava os detalhes com as participantes e o único homem que estava no grupo naquela época. Mas, com carinho e dedicação, dá tudo certo e a matéria ficou como a gente esperava.

A lição que tiramos dessa cobertura é de que não há lugar impossível de gravar e todo esforço da equipe para salvar a pauta vale a pena, quando o assunto é importante e merece ser divulgado. E, acima de tudo, entendemos que o trabalho voluntário faz bem não apenas a quem recebe, mas principalmente a quem exerce. Aqueles que tiverem interesse em conhecer o trabalho das voluntárias ou ajudar de alguma forma com doações, pode entrar em contato com a Ascomcer pelo (32) 3311-4014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *